(+55) (11) 2306-4801
NÚCLEO MEMÓRIA

Atividades núcleo memória |   Sábado Resistente discute a importância dos lugares de memória

O último Sábado Resistente, que aconteceu no dia 11 de junho, se propôs a discutir a necessidade de se preservar os lugares de memória.  O evento exibiu a série de curta-documentários “Aconteceu Bem Aqui”, do diretor Camilo Tavares (“O dia que durou 21 anos”, 2012), que foram feitos em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo.

 

Na mesa estavam o diretor dos curtas; Clara Castellano, da Secretaria de Direitos Humanos; Deborah Neves, especialista em patrimônios e memórias da ditadura; e Maurice Politi, diretor do Núcleo Memória, na coordenação. 

 

Clara expôs dados sobre a atuação da prefeitura na questão de preservação da memória, incluindo o processo de identificação de desaparecidos. A doutoranda Deborah trouxe informações sobre os processos de tombamentos já realizados e os que estão em andamento no estado de São Paulo. Em tempo, o diretor Politi aproveitou para contar sobre os projetos para o futuro Memorial da Luta pela Justiça, uma parceria entre o Núcleo Memória e a OAB, que ficará no prédio da antiga auditoria militar.

 

Os Sábados Resistente acontecem uma ou duas vezes ao mês, no Memorial da Resistência de São Paulo. Clique aqui para ver a programação.

 

Todos os vídeos da série Aconteceu Bem Aqui estão disponíveis no Youtube e são para uso livre da população. Assista

 


icone do whatsapp, quando clicar ira iniciar o atendimento por whatsapp