(+55) (11) 2306-4801
NÚCLEO MEMÓRIA

Atividades núcleo memória |   Maurice Politi participa do Fórum Latino-Americano de Fotografia

Foto: Gabriela Beraldo

Nesta quinta-feira, dia 16 de junho, aconteceu no Itaú Cultural, na Avenida Paulista, o primeiro dia do Fórum Latino-Americano de Fotografia 2016, que se estende até o próximo domingo, dia 19. O evento consiste em uma série de workshops,  o qual um deles, Arquivo Memória Política, ministrado por João Pina e Felipe Nepomuceno, teve como convidado o diretor do Núcleo Memória Maurice Politi. 


Para uma plateia de vinte pessoas, Politi deu um depoimento sobre sua experiência como resistente à ditadura e preso político. Os participantes fizeram perguntas e o evento se desenvolveu para analisar as feridas criadas pelo período ditatorial e como elas seguem até hoje. Entre os temas levantados estava a impunidade e como essa prática de 40 anos atrás segue até os dias atuais, permitindo que desaparecimentos continuem a acontecer e crimes sigam sem solução. Como exemplo, Politi citou a Lei de Anistia, que inocentou torturadores e assassinos. 


Também se levantou o tema da Justiça de Transição brasileira e o papel da presidenta afastada e ex-torturada em implementa-la. Politi deu sua opinião sobre o processo brasileiro em comparação com outros países da América Latina e também como vê a Comissão da Verdade no papel de militante dos direitos humanos .

 

 Felipe Nepomuceno e João Pina entrevistam Politi. Foto: Gabriela Beraldo


João Pina é um fotógrafo português que, dentre outros trabalhos, publicou o livro Condor, com fotografias e depoimentos de personagens das ditaduras latino-americanas. Politi foi um dos retratados no livro, com sua foto tirada no prédio do antigo Deops, onde ficou preso, que hoje abriga o Memorial da Resistência de São Paulo. 

 

 Ao fundo, a foto tirada de Politi por Pina para o livro Condor. Foto: Gabriela Beraldo

 

Os trabalhos realizados no Fórum gerarão uma exposição coletiva que ficará em cartaz até o dia 07 de agosto. 

 

Além do Fórum, o Itaú Cultural está com uma exibição Arquivo X Machina - Identidade e Conflito na América Latina, com fotografias, dentre outras pessoas, de autoria de João Pina. As imagens buscam retratar os países do região e seus diversos conflitos. A mostra estará disponível até o dia 07 de agosto. 
 

Os diretores e conselheiros do Núcleo Memória estão disponíveis para palestras e depoimentos sobre a ditadura e direitos humanos. Clique aqui para conhece-los e entre em contato conosco.


icone do whatsapp, quando clicar ira iniciar o atendimento por whatsapp