30/09/2021
Para esta atividade, foram convidados três especialistas na temática: João Sette Whitaker Ferreira, professor livre-docente da FAU-USP, arquiteto e urbanista, economista e mestre em Ciência Política; Tales Fontana Siqueira Cunha, advogado, mestre e doutorando pela FAU-USP, pesquisador do Laboratório de Habitação e Assentamentos Urbanos e membro do Coletivo BR-Cidades; e Queops Damasceno, editor do jornal A Verdade, coordenador e ativista do Movimento de Luta nos Bairros, além de ser um dos mobilizadores da campanha nacional Brigadas da Solidariedade, Vilas e Favelas (MLB). A apresentação da atividade contou com a participação de Ana Pato, coordenadora do Memorial da Resistência e de Katia Felipini, museóloga e diretora do Núcleo Memória, que também mediou a conversa. As questões do público foram trazidas por César Rodrigues, historiador e pesquisador do Núcleo Memória.
O professor João Sette Whitaker iniciou enfatizando a importância de se compreender a questão da moradia e da vida nas cidades como constitutiva do universo dos Direitos Humanos, uma vez que está intrinsicamente conectada ao debate sobre o direito à cidade e a falta de investimentos em saúde e educação, pois muitas pessoas que não têm acesso a uma moradia digna enfrentam problemas como a insalubridade urbana e ausência de saneamento básico atreladas a problemas educacionais advindos da precariedade do local onde residem. Whitaker disse que, aquilo que os técnicos e pesquisadores apontam há anos como fatores do déficit habitacional no país, foi agravado com a chegada da pandemia no ano passado e pela qual ainda vivemos. Fatores como moradias precárias, que geralmente abrigam muitas pessoas e impedem qualquer possibilidade de isolamento; muitas famílias em que netos convivem com seus avós, colocando-os em risco, uma vez que este segundo grupo é considerado o mais suscetível a enfrentar problemas graves pela infecção do coronavírus; a falta de saneamento básico, que não permite procedimentos adequados de higiene etc. Isso demonstra que este não é um problema conjuntural, mas estrutural, pois a forma como nossas cidades se estrutura condicionam um sistema em que os mais pobres são os mais afetados. As políticas públicas voltadas para a questão da moradia e o direito à cidade não podem ser interrompidas a cada quatro anos, e sim, pensadas a médio e longo prazo. Por fim, o professor disse que, para o direito à moradia se consolidar como um direito humano, é preciso uma aceitação da sociedade de que haja uma inversão de prioridades a médio e longo prazo nos investimentos nos bairros nobres para uma alocação de recursos nos bairros periféricos. Essa aceitação passa por uma “revolução interior e coletiva”, em que as pessoas compreendam que a vida comum nas cidades diz respeito a todos e, portanto, é também responsabilidade das sociedades promoverem as mudanças.
Em seguida, o pesquisador Tales Fontana trouxe algumas reflexões de pensadores e teóricos, baseados nos processos históricos ocorridos no Brasil para pensar a questão da moradia enquanto um direito, trabalhando na chave cidade, memória e desigualdade social. Falou sobre o conceito de desenvolvimento trabalhado por Celso Furtado, em que o economista e intelectual brasileiro desenvolveu sua teoria dentro da perspectiva do excedente, que é tudo aquilo que sobra, que excede às necessidades básicas das pessoas. Furtado escreveu que uma sociedade sem excedente seria igualitária, pobre e sem perspectiva de futuro, pois só teria o mínimo para satisfazer suas necessidades essenciais no dia a dia. Depois, Tales falou sobre a teoria trabalhada pelo historiador Caio Prado Júnior em seu texto “Sentido da Colonização”: pelo fato das colônias trabalharem em prol da metrópole, dos países colonizadores, não permite a autonomia e nem o desenvolvimento de nexos morais entre as pessoas que vivem nas colônias, além de sempre depender dos excedentes que são produzidos para o outro, que no nosso caso, é a Europa. Tales também citou a professora Ermínia Maricato, da FAU-USP, que pensa urbanização e industrialização juntas. Ela afirma que, entre 1940 e 1980, no período do ápice da industrialização no país, temos uma mudança de 30% para 70% de pessoas que viviam nas áreas rurais e passam a viver nas cidades. Portanto, o fenômeno da urbanização é recente em nosso país. Por aqui, o salário-mínimo não dá conta das necessidades básicas dos trabalhadores e o processo de construção de moradias acontece de maneira autônoma e precária nas periferias das grandes cidades. Tales disse que esse é um processo contraditório, em que à medida que vai acontecendo são plantadas as próprias sementes de sua destruição, através da repressão pelo Estado. Lembrou que foi durante os anos de 1980, com o novo sindicalismo questionando os baixos salários e a emergência de uma série de lutas sociais urbanas, que a ditadura foi derrubada e promulgada a Constituição de 1988, que prevê o direito à moradia como um direito social. Por fim, falou sobre o saldo dos 20 anos do Estatuto das Cidades, que previa uma série de instrumentos urbanísticos que possibilitassem a efetivação da função social da propriedade prevista na Constituição.
O ativista Queops Damasceno iniciou sua participação informando que sua fala acontecia na Ocupação dos Imigrantes, no bairro da Liberdade, pois participava de uma atividade do MLB com um grupo de haitianos. Disse que entrou no movimento por uma questão de necessidade, uma vez que conquistou sua moradia através da luta de uma ocupação no estado do Ceará. Ele precisou vir para São Paulo para cumprir tarefas do MLB enquanto coordenador nacional, mas seu pai permaneceu morando na casa conquistada. Falou sobre a fundação do movimento há 22 anos atrás, com três objetivos de luta: a do direito à moradia, pela reforma urbana e pelo socialismo. Queops explicou que mesmo compreendendo que a resolução do déficit habitacional não se resolverá sem que os três objetivos sejam alcançados, o motor da luta do MLB é o do direito à moradia, pois ela organiza uma camada da sociedade que não consegue de outras formas. A base dessa camada é formada por dezenas de milhares de pessoas que não conseguem pagar o aluguel, de trabalhadores informais, de desempregados, de mulheres negras que vivem em áreas de risco etc. O ativista ainda falou da importância da obra de Clóvis Moura, que em seu estudo “A dialética radical do Brasil negro” aborda tanto a lei de terras quanto a lei Eusébio de Queiroz, ambas de 1850. Queops entende que a primeira foi o princípio da guetização de uma raça, por modificar a estrutura fundiária no país, substituindo o sistema de concessão da terra dada pelo Império para um sistema de propriedade privada, em que poucos tinham condições de adquirir terras. Já a segunda proibiu o tráfico negreiro, diminuindo consideravelmente o número de pessoas escravizadas ao Brasil e iniciando tanto o processo de branqueamento da população quanto a política imigratória. Em muitos casos, os imigrantes vinham com subsídios para assumir produções agrárias e pequenas propriedades, enquanto a maioria da população negra ainda lutava por sua liberdade, sem condições de adquirir qualquer pedaço de terra. Queops entende ser importante conhecer esse processo histórico para compreender a imensa desigualdade social do presente e as divisões da cidade entre raça e classe. Por fim, o ativista disse que durante a pandemia o MLB atendeu mais de 35.000 famílias, a base de doações de amigos do movimento com cestas básicas, kits de higiene a assistência. Destacou o importante trabalho de outros movimentos sociais, como as constantes doações de produtos orgânicos realizados pelo Movimento dos Sem-Terra (MST) bem como a iniciativa das cozinhas solidárias que o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) vêm realizando. Eles são imprescindíveis em um país que não tem governo, nem sequer um programa, a não ser o de entregar as riquezas de nosso país aos estrangeiros.
O debate seguiu com a intermediação de César Rodrigues, historiador e membro do Núcleo Memória, com as perguntas do público aos convidados. A transmissão do evento foi realizada pelos canais do Núcleo Memória (Youtube e Facebook) e do Memorial da Resistência (Facebook). Contamos ainda com a parceria do canal Tutaméia, que retransmitiu a atividade em seus canais (Youtube e Facebook).
- Para conferir a atividade na íntegra, basta clicar em um dos seguintes link’s:
Núcleo Memória (Youtube): https://youtu.be/JiPfbqUmT-Q
Núcleo Memória (Facebook): https://fb.watch/8lHfrai_R7/
Memorial da Resistência de São Paulo: https://fb.watch/8lHiD_c2pS/
Tutaméia (Youtube): https://youtu.be/zINxmb86Ies
Tutaméia (Facebook): https://fb.watch/8lHoy_eC2E/
- Link’s sobre temas citados na atividade:
Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas: https://www.mlbbrasil.org/
Estatuto das Cidades: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10257.htm
- Nºs de Visualizações (até 30.09):
Facebook NM: 78 visualizações
Facebook MRSP: 82 visualizações
Facebook TUTAMÉIA: 154 visualizações
Youtube NM: 36 visualizações
Youtube TUTAMÉIA: 346 visualizações
TOTAL = 696 visualizações
31/05/2022 - Diretora do Núcleo Memória participa de visita ao antigo DOI-Codi
31/05/2022 - Programa de Visita Mediada ao antigo DOI-Codi/SP
25/05/2022 - Sábado Resistente - O movimento das Diretas Já e os debates da Assembleia Constituinte
09/05/2022 - Memorias Invisibilizadas no México
06/05/2022 - Memórias Invisibilizadas na Guatemala - Centro de Memoria Monseñor Gerardi
04/05/2022 - Memórias Invisibilizadas no Chile - Casa Memoria José Domingo Cañas
02/05/2022 - Memorias Invisibilizadas no Uruguai
30/04/2022 - Maurice Politi dialoga com estudantes em Ação Educativa do Memorial da Resistência
30/04/2022 - Núcleo Memória participa do 1º Seminário Internacional de Cultura de Mogi das Cruzes
29/04/2022 - Memorias Invisibilizadas no Brasil - Museu da Imigração
27/04/2022 - Memórias Invisibilizadas no Chile
25/04/2022 - Memorias invisibilizadas na Guatemala
22/04/2022 - Memórias Invisibilizadas no Peru
20/04/2022 - Memórias Invisibilizadas no Brasil
19/04/2022 - Núcleo Memória faz visita técnica ao Memorial da Resistência de São Paulo
18/04/2022 - Memórias Invisibilizadas na Argentina
16/04/2022 - Projeto Memórias Invisibilizadas na América Latina
06/04/2022 - II Caminhada do Silêncio reúne centenas de pessoas contra a impunidade e o esquecimento
05/04/2022 - Ano de retomada e dedicação ao projeto do Memorial da Luta pela Justiça
01/04/2022 - Sábado Resistente – A construção da Cidadania no Brasil | A questão do voto
31/03/2022 - II Caminhada do Silêncio marcará este 31 de março
25/03/2022 - Luta pela Transformação do ex DOI_Codi num Centro de Memórias
23/03/2022 - Pelo fim das violências cometidas pelo Estado brasileiro
30/11/2021 - Sábado Resistente - Direitos Humanos em Foco: Racismo e Preconceito
16/11/2021 - Curso Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil | Aula 7
09/11/2021 - Curso Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil | Aula 6
03/11/2021 - Curso Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil | Aula 5
01/11/2021 - SR Direitos Humanos em Foco: “Direitos da Infância e da Adolescência”
26/10/2021 - Curso Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil | Aula 4
13/10/2021 - Curso Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil | Aula 2
04/10/2021 - Curso Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil | Aula 1
30/09/2021 - Direitos Humanos em Foco – “Moradia, direito à cidade e territorialidade”
03/08/2021 - Conhecendo Lugares de Memória - Casa do Povo
01/07/2021 - Live “Marcas da Memória – Movimento Justiça e Direitos Humanos”
29/06/2021 - Nota de falecimento de Antonio Pedroso Junior
04/06/2021 - Live “Conhecendo Lugares de Memória: Museu da Imigração do Estado de São Paulo”
01/04/2021 - AUDIÊNCIA PÚBLICA *
19/03/2021 - Sábados Resistentes - Direitos humanos em foco
28/01/2021 - LIVE HOMENAGEM - 50 ANOS RUBENS PAIVA
22/12/2020 - Sábado Resistente – O impacto do capitalismo financeiro nos Direitos Humanos
14/12/2020 - O que são Direitos Humanos?
10/12/2020 - Declaração Universal dos Direitos Humanos | 72 anos
10/12/2020 - Live “Conhecendo Lugares de Memória: Memorial de Direitos Humanos de Minas Gerais”
03/12/2020 - Webinário Memória e Verdade “Lugares de Memória em São Paulo”
02/12/2020 - Editorial Boletim de Novembro 2020
02/12/2020 - Jornada do Patrimônio 2020
02/12/2020 - Sábado Resistente - “Racismo e Resistência”
02/12/2020 - XIII Encontro Anual RESLAC
17/11/2020 - Seminário Internacional | O mundo do trabalho e as lutas por justiça
12/11/2020 - Live “Conhecendo Lugares de Memória: DOPS-RJ: Rua da Relação, 40”
01/11/2020 - Editorial de outubro de 2020 | Núcleo Memória
31/10/2020 - Núcleo Memória em aula sobre Avanços e Retrocessos da Justiça de Transição no Brasil
30/10/2020 - Sábado Resistente - Orgulho e Resistências: LGBT na ditadura
29/10/2020 - Sábado Resistente - Inauguração da exposição “Orgulho e Resistências: LGBT na Ditadura”
28/10/2020 - Trabalhadores visitam o Memorial da Luta Pela Justiça
27/10/2020 - “Conhecendo Lugares de Memória: Recife/PE”
26/10/2020 - Comunicados RESLAC – Bolívia e Chile
26/10/2020 - “Conhecendo Lugares de Memória: Casa da Morte - Petrópolis/RJ”
25/10/2020 - Projeto de Pesquisa do Memorial da Luta Pela Justiça 2020
24/10/2020 - Comunicados RESLAC – Bolívia e Chile
15/10/2020 - NM e OAB-SP estão retomando as visitas mediadas ao Memorial Da Luta Pela Justiça
01/09/2020 - EDITORIAL | SETEMBRO DE 2020
01/09/2020 - Projeto “Conhecendo Lugares de Memória”
31/08/2020 - Nota RESLAC – OEA
24/08/2020 - Ciclo de Lives - Conhecendo Lugares de Memória
18/08/2020 - Participação de Maurice Politi na formação de professores da rede estadual (18/08)
31/07/2020 - EDITORIAL | JULHO DE 2020
25/07/2020 - Curso Intensivo de Educação em Direitos Humanos
22/07/2020 - Sábados Resistentes - Retomadas as atividades
21/07/2020 - Diálogos ao vivo sobre História e Memória
20/07/2020 - Curso Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil
20/07/2020 - Sábados Resistentes são retomados na modalidade virtual e ao vivo
17/07/2020 - Programa de Pesquisa
01/07/2020 - Golpe civil-militar de 1964: uma breve introdução
23/06/2020 - Entrevista com Mario Magalhães: Jornalismo investigativo
19/06/2020 - Direitos dos anistiados
04/06/2020 - Curso Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil - 2020
04/06/2020 - Retomada dos Sábados Resistentes
03/06/2020 - Vigília pela Democracia
03/06/2020 - Capacitação em comunicações estratégicas
03/06/2020 - Participação do Núcleo Memória em atividades diversas
06/04/2020 - COMUNICADO À COMUNIDADE
05/04/2020 - Visita Mediada ao antigo DOI-Codi
04/04/2020 - Reunião com a OAK Foudation
03/04/2020 - Testemunho do professor Will Schmaltz
03/04/2020 - Sábado Resistente: Mulheres em Resistência
02/04/2020 - 56 anos do golpe civil-militar que nos afeta até hoje
31/03/2020 - Debate Vigília Pela Democracia
24/03/2020 - 24 de março - Dia Internacional do Direito à Verdade
23/03/2020 - Vigília pela Democracia e pelas Vítimas da Violência de Estado, de ontem e de hoje.
09/03/2020 - Mulheres em Resistência
19/02/2020 - Programa Visita Mediada ao antigo DOI-Codi de São Paulo
17/02/2020 - Falecimento do Companheiro Raphael Martinelli
14/02/2020 - Final de semana da Memória e Resistência Política
06/02/2020 - Afiliação suspendida do Centro Nacional de Memoria Histórica de Colombia
21/01/2020 - Visita Mediada ao antigo DOI-Codi de São Paulo
20/01/2020 - Bilionários têm mais riqueza que 60% da população mundial, indica relatório da Oxfam
11/01/2020 - Visita mediada ao antigo prédio do DOI-Codi de São Paulo
16/12/2019 - Visita ao futuro Memorial da Luta pela Justiça
12/12/2019 - 10 episódios de violação à liberdade de expressão em 2019
05/12/2019 - Homenagem a Carlos Marighella
05/12/2019 - Ato na homenagem a Marighella na camara de São Paulo
25/11/2019 - Sábado Resistente discute os retrocessos em áreas de Direitos Humanos
18/11/2019 - Profunda rejeição à militarização da América Latina e Caribe
13/11/2019 - Caos, massacre e miséria no Haiti
12/11/2019 - Debate: [IN]VISÍVEIS – POLACAS
04/11/2019 - Roda de Conversa com o diretor do Nucleo memória Maurice Politi
28/10/2019 - XII Encontro Anual da Rede Latino-Americana e Caribenha de Lugares de Memória
07/10/2019 - Encerramento do curso `Lugares de Memória e Direitos Humanos No Brasil`
05/10/2019 - Projeto `Visita Mediada ao antigo DOI-Codi de São Paulo`
28/09/2019 - Novas aulas do curso Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil
27/09/2019 - INSCRIÇÕES ENCERRADAS - Visita Mediada ao antigo DOI-Codi de São Paulo
27/09/2019 - A Resistência da Sociedade Civil e a luta por democracia no Brasil
14/09/2019 - Sábado Resistente - Tributo ao Dom Paulo Evaristo Arns
30/08/2019 - Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimentos Forçados
26/08/2019 - Primeira aula do curso “Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil”
19/08/2019 - SELECIONADOS - Curso Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil
18/08/2019 - Nascida em 08 de março. Elza Joana, presente
15/08/2019 - Sábado Resistente: 50 anos do DOI-Codi
05/08/2019 - Núcleo memória participou do Projeto Dossiê História em Cruzeiro SP
03/08/2019 - 30 de agosto, Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimentos Forçados
01/08/2019 - Luta e Verdade - Bolsonaro e o esquecimento forçado
31/07/2019 - Por Elas: memória e resistência. Entrevista com Maurice Politi
24/07/2019 - Sábado Resistente: DOI-CODI 50 anos
18/07/2019 - 18 de julho - Dia Internacional de Nelson Mandela
12/07/2019 - Inscrições para o curso `Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil`
30/06/2019 - Morre Clemente, da ALN e sucessor de Marighella
28/06/2019 - Impunidade faz com que Estado brasileiro ainda faça uso da tortura
21/06/2019 - Vozes do Silêncio Contra a violência do Estado
15/06/2019 - Sábado Resistente debateu o filme `Nostalgia da Luz`
30/05/2019 - Sábado Resistente: Debate o filme `Nostalgia da Luz`
25/05/2019 - Seja um amigo e amiga do Núcleo Memória - Friends of the Núcleo Memória
24/05/2019 - Memorial das Lutas e Ligas Camponesas é o mais novo membro da RESLAC
14/05/2019 - Sábado Resistente: “As lutas sociais e o movimento da infância”
10/05/2019 - Assista ao vídeo da I Caminhada do Silêncio em São Paulo
27/04/2019 - Sábado Resistente: Cativeiro Sem Fim
24/04/2019 - Núcleo Memória participa da IV Semana `Conhecendo a Realidade Brasileira`
23/04/2019 - NM vê com preocupação o encerramento do grupo de trabalho de ossadas de Perus
16/04/2019 - 17 Abril |Dia Internacional de Luta Camponesa
09/04/2019 - Sábado Resistente: Lançamento do Livro Cativeiro Sem Fim
09/04/2019 - Novos membros da Rede Latino Americana e Caribenha de Sítios de Memória (RESLAC)
08/04/2019 - Cortes no orçamento de museus e programas culturais em São Paulo
05/04/2019 - Núcleo Memória participa de Roda de Conversa em Petrópolis
05/04/2019 - Curso Memória, Movimentos Sociais e Direitos Humanos
02/04/2019 - Núcleo Memória participa de eventos sobre Direitos Humanos no Rio de Janeiro
30/03/2019 - Mais de 500 pessoas no 6º Ato Ditadura Nunca Mais
27/03/2019 - Ato Ditadura Nunca Mais
08/03/2019 - Criação da Rede Brasileira de Lugares de Memória - REBRALUME
25/02/2019 - Núcleo Memória envia representante a audiência da CIDH sobre lugares de memória
22/02/2019 - Novo site do Ministério Público sobre Justiça de Transição
01/02/2019 - `Casa da morte` é declarada imóvel de utilidade pública
22/01/2019 - Vandalismo ao Monumento Marighella
14/12/2018 - Nota de Falecimento: Eunice Paiva
14/12/2018 - Memorial de direitos humanos é inaugurado em Minas Gerais
12/12/2018 - Nota de falecimento: Virgílio Lopes Enei
11/12/2018 - Comissão da Verdade na Colômbia é instaurada
10/12/2018 - Ivan Seixas lança livro em São Paulo
10/12/2018 - Dia Internacional dos Direitos Humanos
16/11/2018 - Livro Migração e Exílio é lançado no Museu da Imigração
13/11/2018 - RESLAC lança nota sobre a visita da Comissão Interamericana de Direitos Humanos
06/11/2018 - Núcleo Memória participa do Seminário “Espaços de Exclusão: História e Memória” na USP
05/11/2018 - Maurice Politi é entrevistado pelo Canal Plus
31/10/2018 - Roda de Conversa na EMEF Casa Blanca
30/10/2018 - SANTO DIAS, PRESENTE!
27/10/2018 - RESLAC saúda a anulação de perdão a Alberto Fujimori
26/10/2018 - Sábado Resistente comemora os 94 anos de Raphael Martinelli
15/10/2018 - Núcleo Memória participa do encontro internacional promovido pela RESLAC
04/10/2018 - Alunos da Escola Paulista de Sociologia visitam o futuro Memorial da Luta por Justiça
04/10/2018 - Pesquisadoras finalizam mais uma fase do projeto História Oral
02/10/2018 - Em dia de protestos em São Paulo, Núcleo Memória debate os 30 anos da Constituinte
26/09/2018 - 4 anos do Massacre de Ayotzinapa
24/09/2018 - Roda de conversa no Colégio Santa Cruz
17/09/2018 - 47 anos da execução do Comandante Lamarca no Sertão da Bahia
14/09/2018 - Nota de empenho pelo cumprimento das resoluções da Comissão Nacional da Verdade
11/09/2018 - 45 anos do golpe militar chileno
03/09/2018 - Incêndio no Museu Nacional: perda enorme para a história brasileira
01/09/2018 - Revolucionário e Gay: a vida extraordinária de Hebert Daniel.
28/08/2018 - Retomada das pesquisas nos arquivos da Justiça Militar
27/08/2018 - “Revolucionário e Gay”, novo livro de James Green é lançado em São Paulo
21/08/2018 - Jornada do Patrimônio
20/08/2018 - Gegê Lemos visita o Núcleo Memória
15/08/2018 - Sábado Resistente: Movimento Custo de Vida
07/08/2018 - Visita escolar no futuro Memorial da Luta por Justiça
05/08/2018 - Memorial da Luta pela Justiça
28/07/2018 - Sábado Resistente: 50 anos de tropicalismo
26/07/2018 - 26 de julho é dia de Combate a Tortura
16/07/2018 - Encerramento do curso Lugares de Memória
10/07/2018 - Exposição fotográfica: Ocupação Dom Paulo Evaristo Arns
30/06/2018 - Sexta aula do curso Lugares de Memória, ditaduras e direitos humanos no Brasil
23/06/2018 - Lançamento brasileiro do livro “A experiência Tupamara`
21/06/2018 - Lançamento de livro sobre movimento dos Tupamaros no Sábado Resistente
16/06/2018 - Terceiro encontro do curso `Lugares de Memória, ditaduras e direitos humanos no Brasil`
13/06/2018 - Segunda aula do curso `Lugares de Memória, ditaduras e direitos humanos no Brasil`
07/06/2018 - Alunos da UNIFESP Visitam Memorial da Luta Pela Justiça
01/06/2018 - Primeira aula do curso `Lugares de Memória, ditaduras e direitos humanos no Brasil`
21/05/2018 - Alunos da UNIFESP visitam Memorial da Luta
19/05/2018 - Primeira aula publica no patio do antigo DOI-CODI
14/05/2018 - Sábado Resistente é palco da memória viva da luta operária contra ditadura
07/05/2018 - 50 anos depois, “1968 operário” é lembrado em Sábado Resistente
19/04/2018 - Memorial da Luta sedia lançamento de livro sobre Paulo Fonteles
17/04/2018 - Papel de religião na resistência é lembrado em homenagem a Martin Luther King
03/04/2018 - Pesquisas para MLPJ são retomadas com entrevista com Marcia Bassetto
02/04/2018 - Nos 50 anos da morte de Martin Luther King, resistência negra é debatida em SR
02/04/2018 - Núcleo Memória participa do Global Reparations Summit, na Sérvia
22/03/2018 - Mulheres discutem as diferentes lutas feministas em Sábado Resistente
13/03/2018 - 5º Ato Unificado Ditadura Nunca Mais acontece no antigo DOI-Codi
01/03/2018 - Militantes se reúnem para debater resistência feminina intergeracional em SR
28/02/2018 - Amigos e companheiros de luta compartilham memórias de Honestino Guimarães em SR
23/02/2018 - Núcleo Memória participa de reunião sobre tombamento da Casa da Morte
14/02/2018 - Ato Ditadura Nunca Mais realiza arrecadação online Atividades
14/02/2018 - Ato Ditadura Nunca Mais realiza arrecadação online Núcleo
07/02/2018 - Primeiro Sábado Resistente do ano lança livro sobre Honestino Guimarães
17/01/2018 - Nota de apoio ao Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP)
07/12/2017 - Sábado Resistente reúne especialistas para debater retrocessos nos direitos humanos
06/11/2017 - Militantes de ontem e hoje se reúnem para homenagear Marighella
06/11/2017 - Núcleo Memória participa de conferência internacional em Lisboa
31/10/2017 - Sábado Resistente homenageia Fidel Castro no marco de um ano de sua morte
27/10/2017 - Vozes da Defesa tem duração estendida até 10 de novembro
27/10/2017 - Instituições se reúnem para I Seminário do Centro de Memória Sul Fluminense
25/10/2017 - RESLAC divulga informe a CIDH, com contribuição do Núcleo Memória
23/10/2017 - Sábado Resistente reúne artistas e militantes em debate sobre arte e memória
19/10/2017 - Para homenagear Guevara, Sábado Resistente fala sobre revolução nos dias de hoje
19/10/2017 - Núcleo Memória participa de reunião da CIDH
09/10/2017 - Ivan Seixas concede entrevista ao NM sobre a fundação da instituição
05/10/2017 - Núcleo Memória realiza palestra em seminário de direitos humanos no Chile
05/10/2017 - `Ruas da Vergonha` ganha prêmio de publicidade mais importante da América Latina
04/10/2017 - Núcleo Memória realiza primeiras entrevistas para construção de memória institucional
27/09/2017 - Colônia japonesa emociona com histórias de luta por justiça para seus desaparecidos
26/09/2017 - Com participação do Núcleo Memória, RESLAC elabora plano estratégico
25/09/2017 - Sábado Resistente lança livros com temática da ditadura civil-militar
28/08/2017 - Memorial da Resistência promove tarde de lançamento de livros
23/08/2017 - Memorial da Luta pela Justiça abriga exposição “Vozes da Defesa”
01/08/2017 - Núcleo Memória participa da Jornada do Patrimônio 2017
30/07/2017 - Comunicado sobre aprobación unánime en el Bundestag y el rol del Estado chileno
20/07/2017 - Núcleo Memória, OAB/SP e STM inauguram exposição Vozes da Defesa
19/07/2017 - Sábado Resistente lança livro sobre escrachos aos torturadores da ditadura
10/07/2017 - Núcleo Memória entrega assinaturas da campanha Ruas da Vergonha à Prefeitura
27/06/2017 - Sábado Resistente debate a Justiça no Brasil em lançamento de livro do MPF
05/06/2017 - Pesquisa no arquivo do STM - Jornal da Justiça
31/05/2017 - Sábado Resistente homenageia Dulce Maia de Souza, combatente da Resistência
30/05/2017 - Sábado Resistente lembra importância dos lugares de memória em lançamento de livro
24/05/2017 - Núcleo Memória convida todos para Assembleia Geral
14/05/2017 - Memorial da Resistência lança livro sobre a história do imóvel que abriga o museu
02/05/2017 - Colóquio de Direitos Humanos debate mudanças na segurança pública e no cárcere
25/04/2017 - MPF lança livro sobre crimes da ditadura civil-militar
29/03/2017 - No lançamento de “Calabouço”, um encontro entre os militantes de ontem e hoje
24/03/2017 - 4º Ato Unificado Ditadura Nunca Mais
23/03/2017 - Dia Internacional pelo Direito à Verdade
13/03/2017 - Memorial da Luta pela Justiça promove debate sobre Intolerância Religiosa
08/03/2017 - RESLAC abre convocatória para consultores ou empresas de consultoria
23/02/2017 - Diretor do Núcleo Memória realiza visita com professores no Memorial da Resistência
21/02/2017 - Contra o desmonte da coordenadoria por Memória e Verdade do Rio de Janeiro
10/02/2017 - Apoio à atuação do Ministério Público Federal
29/11/2016 - Último Sábado Resistente do ano recebe 90 pessoas para homenagear Sergio Motta
22/11/2016 - II Ciclo de Cinema recebe Manoel Cyrillo e Martim Sampaio
08/11/2016 - Diretor do Núcleo Memória da aula na Unifesp
25/10/2016 - Sábado Resistente emociona com homenagem ao militante Farid Helou
19/10/2016 - II Ciclo de Cinema exibe documentário sobre atuação de advogados na ditadura
07/10/2016 - Diretor do Núcleo fala à 80 alunos do fundamental sobre o golpe e a ditadura
27/09/2016 - Sábado Resistente tem exibição de curtas e debate sobre a tortura
19/09/2016 - II Ciclo de Cinema traz discussão sobre violações do Estado nos dias atuais
16/09/2016 - Antonio Espinosa participa de debate em Sábado Resistente
12/09/2016 - Núcleo Memória participa de encontro da regional de sítios de consciência
29/08/2016 - Com mais de cem pessoas, Sábado Resistente discute o papel das empresas na ditadura
04/07/2016 - Encerramento do Projeto Ocupe os Direitos Humanos
28/06/2016 - Luis Nassif sobre Liberdade de Imprensa - Projeto Ocupe os Direitos Humanos
27/06/2016 - Sábado Resistente discute a tortura no passado e no presente
23/06/2016 - Padre Gianfranco Grazioloa sobre Cárcere - Projeto ocupe os Direitos Humanos
21/06/2016 - Jacqueline Sinhoretto sobre violência policial - Projeto Ocupe os Direitos Humanos
20/06/2016 - Memorial da Luta pela Justiça recebe visita da Clínica de Direitos Humanos da PUC
18/06/2016 - Franklin Felix sobre Comunidade LGBT - Projeto Ocupe os Direitos Humanos
16/06/2016 - Maurice Politi participa do Fórum Latino-Americano de Fotografia
14/06/2016 - Anivaldo Padilha sobre Justiça de Transição - Projeto Ocupe os Direitos Humanos
13/06/2016 - Sábado Resistente discute a importância dos lugares de memória
Assine nossa newsletter
Clique para receber nossa comunicação.