(+55) (11) 2306-4801
NÚCLEO MEMÓRIA

Atividades núcleo memória |   Curso Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil | Aula 5

 

Citando apenas alguns de seus títulos, Bastos é Doutor em Direito Político e Econômico e Pós Doutor em Pesquisa de Direitos Humanos, Especialista em Direitos Fundamentais. Hoje atuando como professor de Direitos Humanos e Direito Constitucional na Universidade Mackenzie, Prof. Flávio explicou que existem diferentes categorias de memória e destacou a “coletiva” e seu criador, e listou meios de expressão da memória. Associou memória e Direito, e refletiu sobre reconhecimento e proteção internacional, patrimônio cultural, convenções internacionais, Declaração Universal sobre os Arquivos.

Num segundo tempo, minuciou o caso Ellwanger e defendeu o professor Tércio Sampaio Ferraz Jr. repetindo que “a verdade histórica é a verdade factual”, para depois expor as consequências do negacionismo. No resto do tempo, compartilhou uma vasta lista de lugares de memória pelo mundo, rica em imagens e informações, mas muito mais abundante em fortes lembranças. Uma grande aula!

Como já de costume, nosso time Núcleo Memória conduziu a transmissão do evento. Cesar Rodrigues na mediação; Maurice Politi no debate; e Chico Monteiro na interatividade. A última aula do curso “Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil” está prevista para o dia 22 de novembro.

A iniciativa é promovida pelo Núcleo de Preservação da Memória Política, com o apoio da OAK Foundation e do Núcleo de Formação Cidadã da Universidade Metodista de São Paulo. Para conferir a quinta aula na íntegra, basta clicar neste link: https://www.youtube.com/watch?v=0-9PzuiFMIo

 

 SOBRE O CURSO

 

O curso “Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil” visa promover o aprofundamento e a discussão sobre a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985) e o período atual, e refletir sobre a pedagogia dos lugares de memória, considerando que o olhar sobre o patrimônio carrega potencialidades de traçar paralelos entre passado-presente e estabelecer diálogo sobre a democracia brasileira, o momento político e os direitos humanos na atualidade.

O curso buscará refletir sobre a ditadura brasileira e a política contemporânea, e abordará o conceito sobre lugares de memória. Apresentará experiências internacionais, nacionais e da cidade de São Paulo sobre as políticas de memória e de preservação a partir das experiências de musealização, das perspectivas e dos debates em torno desses espaços-símbolos, tais como o edifício sede do Deops/SP (atual Memorial da Resistência de São Paulo), o edifício das antigas Auditorias Militares (Memorial da Luta pela Justiça) e as dependências do antigo DOI-Codi (atualmente 36ª Distrito Policial da Vila Mariana), dentre outros.

A realização do curso “Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil” é totalmente online por razões de segurança, em decorrência da pandemia. A transmissão é feita através do canal do Youtube do Núcleo Memória.

Galeria de Fotos


icone do whatsapp, quando clicar ira iniciar o atendimento por whatsapp