(+55) (11) 2306-4801
NÚCLEO MEMÓRIA

DOI-CODI |   Visita Mediada ao DOI-Codi

A mediação ficou por conta de Maurice Politi, diretor administrativo do Núcleo Memória e ex-preso político, e César Novelli Rodrigues, historiador e pesquisador da entidade. Entre os visitantes estavam pesquisadores, estudantes, educadores, o ex-preso político Vicente Alessi, e representantes do Memorial da Resistência e do Instituto Vladimir Herzog, pessoas interessadas na história da Ditadura Civil-Militar.

Durante a visita, o público ouviu o relato de Maurice Politi sobre o funcionamento do DOI-Codi, sua experiência de detenção e tortura. Além disso, as pessoas presentes puderam ouvir sobre o início da Operação Bandeirantes (OBAN), sobre lugares de memória, a história de tombamento do prédio e o futuro do espaço para seu uso pedagógico.

“Achei essa visita histórica, porque possivelmente será uma das últimas antes do espaço virar um local de visitação pública reformado”, disse Mariana Joffily, pesquisadora, historiadora e autora do livro No Centro da Engrenagem (Edusp). “É um privilégio ver como esse espaço estava e acompanhar as diversas fases de algo que paulatinamente vai se transformando, de um lugar de tortura para um lugar de memória. Um lugar de não esquecimento e do que não queremos continuar fazendo nesse país, finaliza.

A próxima visita mediada acontecerá no dia 17 de agosto. Em breve o Núcleo Memória abrirá as inscrições para quem tiver interesse em conhecer.

Galeria de Fotos


icone do whatsapp, quando clicar ira iniciar o atendimento por whatsapp