Visita Mediada ao DOI-Codi

No dia 20/07, o Núcleo Memória realizou mais uma visita mensal mediada ao antigo DOI-Codi de São Paulo, um dos centros clandestinos de tortura e de detenção da ditadura civil-militar. A visita contou com a presença de 19 pessoas, inscritas no programa de visitação disponibilizado em nosso site.

A mediação ficou por conta de Maurice Politi, diretor administrativo do Núcleo Memória e ex-preso político, e César Novelli Rodrigues, historiador e pesquisador da entidade. Entre os visitantes estavam pesquisadores, estudantes, educadores, o ex-preso político Vicente Alessi, e representantes do Memorial da Resistência e do Instituto Vladimir Herzog, pessoas interessadas na história da Ditadura Civil-Militar.

Durante a visita, o público ouviu o relato de Maurice Politi sobre o funcionamento do DOI-Codi, sua experiência de detenção e tortura. Além disso, as pessoas presentes puderam ouvir sobre o início da Operação Bandeirantes (OBAN), sobre lugares de memória, a história de tombamento do prédio e o futuro do espaço para seu uso pedagógico.

“Achei essa visita histórica, porque possivelmente será uma das últimas antes do espaço virar um local de visitação pública reformado”, disse Mariana Joffily, pesquisadora, historiadora e autora do livro No Centro da Engrenagem (Edusp). “É um privilégio ver como esse espaço estava e acompanhar as diversas fases de algo que paulatinamente vai se transformando, de um lugar de tortura para um lugar de memória. Um lugar de não esquecimento e do que não queremos continuar fazendo nesse país, finaliza.

A próxima visita mediada acontecerá no dia 17 de agosto. Em breve o Núcleo Memória abrirá as inscrições para quem tiver interesse em conhecer.


Veja mais matérias

Trabalhos de pesquisa para o Memorial da Luta Pela Justiça

Coleta de Testemunhos – Projeto de História Oral

Retomada do Projeto de História Oral do MLPJ

Nova Composição do Comitê Gestor do MLPJ realiza primeira reunião

Encontros com Assessores no Mês de Maio

Visita da diretoria da OAB-SP ao Memorial da Luta pela Justiça

Equipe de pesquisadores do Núcleo Memória realiza consultoria com o professor Marcos Napolitano

Siga-nos

           
todos direitos reservados ©2018
icone do whatsapp, quando clicar ira iniciar o atendimento por whatsapp